top of page
Projetos de pesquisa no IFPR
2012 - 2013
Níveis e formas de uso do Nitrogênio na produtividade da Aveia Preta
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência de doses de nitrogênio (0; 50; 100 e 150 kg ha de N) e formas de uso (aplicação em dose única e parcelamento das doses de 100 e 150 kg em duas e três aplicações de 50 kg ha de N, respectivamente) sobre a produção de matéria seca de aveia preta.
Publicações ligadas ao projeto: 1
2013 - 2014
Produção de forragem de espécies hibernais submetidas ao regime de cortes no município de Palmas-PR
O objetivo do estudo foi avaliar a dinâmica de produção de forragem de cinco cultivares de azevém (cultivares Barjumbo, Comum, BRS Integração, BRS Estações, Titan) e da aveia preta cultivar IAPAR 61.
2013 - 2015
Controle da qualidade e mercabilidade de produtos de micro e pequena agroindústria do setor leiteiro do sudoeste do Paraná
Esta pesquisa tem por objetivo levantar o panorama da inovação de produtos em laticínios do sudoeste do Paraná sob o sistema SIP (Serviço de Inspeção Paranaense).
2015
Adubação orgânica na produtividade do Tifton
O trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de níveis de adubação de cama de aviário (0, 4, 8, 12 e 16 t ha-1) de matéria seca sobre as propriedades químicas do solo sete meses após aplicação.
Publicações ligadas ao projeto: 1
2014 - 2016
Sucessão trevo branco/milho: Fixação biológica de nitrogênio, produtividade e ciclagem de nutrientes no sistema
O uso de leguminosas é capaz de reduzir a necessidade do aporte externo de nitrogênio na cultura do milho, cultivado em sucessão, através da fixação biológica deste elemento no solo. Por se tratar de uma espécie perene de inverno, utilizada como planta forrageira ou para cobertura do solo, o trevo branco pode ser consorciado com o cultivo do milho no verão. Este trabalho tem por objetivo estudar a produção de trevo branco cultivado de forma singular e em consórcio com aveia + azevém afim avaliar o potencial de produção de biomassa, a fixação biológica de nitrogênio e o efeito residual do nitrogênio para a produção do milho cultivado na sequência em relação à forma usual de cultivo (aveia + azevém) bem como a capacidade de perenização do trevo branco quando cultivado na rotação trevo branco/milho.
1/4
2017 - 2021
Produção de milho e soja sob diferentes intensidades de palhada residual de inverno
O objetivo do estudo é verificar a influência da decomposição dos resíduos vegetais, constituídos pelas culturas de Nabo (Raphanus sativus), aveia preta (Avena sativa) com e sem corte e azevém (Lolium multiflorum) com e sem corte, sobre o rendimento da soja e do milho cultivados em sucessão.
IMG-20190613-WA0123
1/13
2022 - 2024
Adubação de sistema em SIPA: N, P e K aplicado no ciclo da pastagem com leguminosa forrageira e subsequente cultivo de lavoura
Diante da crescente utilização da integração lavoura-pecuária é de grande importância a realização de estudos para compreender o funcionamento dos mais diversos tipos de sistemas integrados e mitigar as dúvidas existentes a respeito desses sistemas, sendo assim necessário compreender a ciclagem de nutrientes mediante às práticas adotadas visando a adubação do sistema. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do consórcio de inverno entre gramíneas e leguminosas com e sem cortes na ciclagem de nutrientes (N, P e K) em sistema de integração lavoura-pecuária.
1/4
bottom of page